sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Resenha: As memórias do livro- romance sobre o Manuscrito de Sarajevo



Título = As memórias do livro- romance sobre o Manuscrito de Sarajevo
Autor: Geraldine Brooks
Páginas: 384
Editora: Ediouro
Ano: 2008

As memórias do livro- romance sobre o Manuscrito de Sarajevo
Fala sobre uma mulher que é conservadora de livros e que atende pelo nome de Hanna Heath.
Às duas horas da manhã ela é acordada por um telefonema que lhe traz excelentes notícias. Ela foi escolhida pelas Nações Unidas para estudar e restaurar a Hagadá de Sarajevo raro manuscrito judeu desaparecido em 1992, e que foi reencontrada na capital da Bósnia.
Junto com a Hagadá que foi reencontrada vieram muitas perguntas como, por exemplo: por que e por quem fora feita? Como atravessara a Inquisição Espanhola? O que significavam anotações do século XVII em suas páginas? Como se salvara da perseguição nazista?
Nervosa com a maior oportunidade de sua carreira, Hanna chega a Sarajevo. A medida que se aprofundou em seu trabalho também tentou resolver problemas pessoais. Ela envolvesse com o bibliotecário que salvou a Hagadá do museu em chamas, ele se chama Ozren os dois viveram juntos um romance.
A mãe de Hanna é uma doutora e despreza sua filha por ela ter trocado a carreira médica por livros.
Enquanto estudava as páginas desgastas da Hagadá ela encontrou vestígios de como e onde tinha acontecido a história da Hagadá, ela encontrou uma asa de borboleta que só era encontrada nas montanhas, um cristal de sal e uma mancha de vinho que só eram usadas quando se realizava a festa de Pessach, que era a páscoa para os judeus, ela encontrou uma asa de inseto também.
Quando ela terminou sua pesquisa, voltou para sua cidade natal que era Sydney. Em 2006 ganhou um prêmio Pulitzer de Ficção, atualmente vive com sua família, ainda em Sydney.     
Resenhado por: Maria Eduarda Rampanelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário